Zalando ou Amazon, que vai dominar a moda online na Europa Ocidental?

Zalando, Amazon e Otto juntos representam 18% dos 40 bilhões de euros no mercado de calçados e vestuário na Europa Ocidental. Por enquanto, o Otto Group é o líder de mercado, com Zalando logo atrás, mas a Amazon poderia ser o número um em breve. A empresa americana está aumentando suas atividades de moda na Europa.

Amazon está levando mais do mercado de moda on-line na Europa Ocidental, Bloomberg escreve. Ele agora responde por 5,7 por cento deste mercado e está ocupado assinando modelos famosos, socialites e marcas. Enquanto a quota de mercado do líder Otto está em declínio, passou de 10 por cento em 2011 para 6,2 por cento agora, Amazon e alemã moda Zalando luta que será o próximo campeão da moda on-line na Europa Ocidental.

Zalando está lutando para trás

Uma coisa é certa: a Amazon pode estar ganhando participação de mercado rapidamente, Zalando não está desistindo. O jogador de comércio eletrônico está construindo um armazém em Paris, que vai reduzir o tempo de entrega na França com um dia ou dois, e também lançou o seu primeiro centro de distribuição de propriedade da empresa. Esta instalação de 375.000 metros quadrados estará localizada na Polónia e irá lidar com entregas para cidades em toda a Europa. Zalando também aumentou o número de artigos que vende em cerca de um terço, para 200.000.

Parece que, por agora, Zalando tem uma vantagem sobre a Amazônia na Europa Ocidental. As duas empresas de comércio eletrônico têm aproximadamente o mesmo número de marcas na Alemanha, mas no Reino Unido, Zalando oferece nove das 20 principais marcas de vestuário feminino, enquanto a Amazônia apenas quatro. E de acordo com uma análise por Sanford C. Bernstein, muito do que a Amazon vendeu na Europa foi “fora de época e com desconto”. Quase 60 por cento dos produtos da Levi na Amazon UK e Amazon Germany foram mercadorias descontinuadas, enquanto no Zalando é apenas 14 por cento.